Como divulgar seu livro utilizando o YouTube? Neste artigo darei dicas sobre como utilizar a segunda maior ferramenta de buscas da atualidade: o YouTube.
Ao divulgar um livro nas redes sociais, não deixe de trabalhar com vídeos, pois em poucos anos, conteúdos nesse formato responderão por mais de 70% de todo o tráfego na internet.
O YouTube é uma rede social que poucos escritores utilizam, mas ele é uma ferramenta poderosíssima tanto quanto o Facebook para divulgação de livros na internet.
Como funciona o YouTube?
O YouTube funciona, em alguns pontos, mais ou menos parecido com o Facebook. Seus algoritmos fazem a entrega dos vídeos de acordo com o interesse inicial que eles têm capacidade de gerar no público por meio de visualizações.
Se o seu vídeo, logo nas primeiras horas em que é postado, já tem engajamento, ou seja, um monte de comentários e visualizações, o algoritmo do YouTube vai entender que aquele vídeo tem relevância para o público e vai começar a entregar para cada vez mais pessoas.
Então, uma boa forma de saber se o seu canal está em um bom caminho, será a partir do momento em que você gerar conteúdo relevante para seu público.
Um canal se constrói ao longo do tempo
O YouTube necessita de constância, então ao decidir investir nessa mídia e gravar vídeos para atrair atenção para sua carreira de autor, é importante que você se programe para criar um número determinado de vídeos semanais e mantenha-se focado em cumprir sua meta pessoal.
Ao se decidir por publicar um vídeo por semana, seja resiliente. Faça um vídeo por semana.
Por exemplo: “Toda segunda-feira, às quatro horas da tarde, eu vou lançar um vídeo novo”. E aí, religiosamente, toda segunda-feira você lança um vídeo novo às quatro horas da tarde. Sem falhar.
Lembre-se: para o algoritmo do YouTube, isso é importantíssimo. É um dos mais importantes fatores que vai fazer com que o seu canal se mantenha no rumo do crescimento constante.
Capriche nas thumbnails (imagem de capa do seu vídeo)
Outra coisa que você precisa prestar bastante atenção, no YouTube, é a thumbnail, que é aquela imagem que representa cada vídeo.
Às vezes as pessoas fazem um vídeo e deixam a própria thumbnail automática que o YouTube sugere de alguma parte aleatória retirada de dentro do vídeo.
Eu recomendo que você contrate um designer para uma thumbnail profissional. Ela, assim como acontece com as capas de livros, tem muita influência na hora de atrair a atenção das pessoas e, consequentemente, atrair mais cliques.
Tenha atenção especial no título e na descrição dos seus vídeos
Outro fator muito importante para trazermos mais visualizações para nossos vídeos é o título, que deve ser instigante a ponto de a pessoa parar para pensar: “nossa, achei interessante, vou clicar nesse vídeo”.
Além do títulos, devemos nos concentrar na descrição, principalmente no primeiro e segundo parágrafos que são os trechos que aparecem para quem está buscando por conteúdo. São aquelas primeiras frases que aparecem na descrição de cada vídeo.
A descrição é um excelente chamariz, portanto, faça de tudo pra tornar aqueles dois parágrafos muito interessantes instigando a ponto de convencer a pessoa clicar.
O fato de você pensar tanto no título quanto na descrição com muita atenção, trará melhores resultados. Dedique tempo a essa tarefa.
O papel das tags no YouTube
Vamos falar sobre as tags, que são as palavras-chave que relacionamos em cada vídeo. As tags funcionam como marcadores em texto dos assuntos abordados. Assim, o YouTube tem condições de saber exatamente sobre os assuntos que seu vídeo trata.
São as tags que ajudam o YouTube a catalogar e mostrar seus vídeos na aba lateral direita de vídeos recomendados. Você pode usar algumas ferramentas que mostram as tags usadas em vídeos de outros canais.
Um deles chama TubeBuddy, que você pode instalar no seu navegador e ele vai mostrar as tags que outros canais do YouTube usam. Isso ajudará seu conteúdo a ser sugerido pelo algoritmo quando pessoas estiverem assistindo vídeos com assuntos similares ao seu.
Conclusão
Utilize o YouTube para divulgar o seu livro, sua carreira de autor, o que você tá fazendo, seus lançamentos e demais assuntos relacionados ao seu livro. E lembre-se: não precisa ser necessariamente seu livro em si, mas também sua carreira literária.
Transforme o seu canal numa fonte de geração de empatia com novos leitores, uma fonte que traga leitores prováveis, que serão possíveis futuros leitores do seu livro.
Sidney, parabéns. Você deu uma verdadeira aula de como usar as ferramentas corretas para melhor divulgar um trabalho pela internet, seja qual for ele. Essa comunicaçâo através da IMAGEM,AUDIO E ESCRITA potencializa a mensagem . Ficou ótima .
João Lira
29 de julho de 2019 @ 19:28
Sidney, parabéns. Você deu uma verdadeira aula de como usar as ferramentas corretas para melhor divulgar um trabalho pela internet, seja qual for ele. Essa comunicaçâo através da IMAGEM,AUDIO E ESCRITA potencializa a mensagem . Ficou ótima .
Sidney Guerra
29 de julho de 2019 @ 22:23
Muito obrigado pelas palavras, João Lira! Um grande abraço!