Como publicar um livro independente é uma dúvida muito comum entre autores que estão iniciando suas carreiras, resolvi escrever esse artigo.
Ao levarmos ao pé da letra o significado do termo “autor independente”, veremos que ele implica em o autor, por necessidade, se ver transformado tanto em um gerente de negócios como em um técnico de editoração.
Lembre-se: ao publicar seu livro de forma independente, o autor paga por todos os custos de editoração, diagramação e impressão, além das despesas de distribuição, divulgação e marketing.
O processo de impressão é repleto de armadilhas. Ele carrega em si o risco de pequenos equívocos se transformarem em prejuízos imensos caso sejam detectados tarde demais para uma correção satisfatória.
Pior ainda: pode ser que haja erros que sequer foram notados antes da impressão, e o autor acaba tendo em mãos um livro repleto de falhas que depõem seriamente contra a qualidade da obra.
Abaixo, sugerimos uma visão geral dos cuidados que o autor deve ter em mente ao publicar um livro de maneira independente.
O primeiro passo é delimitar o mercado a que ele se destina, depois o custo, que deve levar em conta o valor intrínseco da obra e o preço pelo qual ela deve ser comercializada.
Não deixe que o lado sentimental interfira no julgamento sensato da sua capacidade monetária, ou você poderá sair dessa empreitada com um desastre financeiro em mãos.
Escolha um assunto de nicho
Caso seu livro verse sobre um assunto em particular, como publicar um livro sobre culinária, jardinagem, marcenaria, floricultura, navegação ou qualquer outro interesse de nicho, pesquise no Google ou na Amazon afim de verificar o que já escreveram sobre o tema.
Então, procure abordar mais detalhadamente os aspectos que outros autores tenham omitido a respeito do assunto — ou que não tenham abordado de maneira tão definitiva.
Nem todos os assuntos de nicho se parecem, mas não faz sentido reproduzir (ou até mesmo plagiar) o trabalho de outros autores só porque eles foram bem-sucedidos em sua forma de abordagem.
Apostar na originalidade ou na abordagem de aspectos que foram deixados em segundo plano em livros de sucesso sempre lhe trará dividendos.
Também na internet, é possível verificar as palavras-chave usadas por outros autores que escreveram sobre aquele assunto, o que ajudará a bombar as suas próprias vendas online.
Imprima quantidades pequenas primeiro
Alguns autores independentes gastam verdadeiras fortunas para imprimir tiragens limitadas de suas obras, e depois descobrem que, dependendo de quem contratam, os custos da impressão sob demanda podem tornar-se tão elevados (por livro) que praticamente não deixam espaço por uma boa margem de lucro.
Algumas editoras prestadoras de serviços apresentam um valor inicial, mas deixam de mencionar muitos dos custos subsequentes, astutamente cobrados como “extras”.
Ademais, encomendar a impressão de um único exemplar por vez não só toma tempo como pode ser verdadeiramente enlouquecedor e especialmente caro.
Caso você não venda mais do que um ou dois livros por semana, sua carreira de autor é basicamente um afago no próprio ego, e não um empreendimento literário de verdade.
Não cometa esse erro
Um dos erros mais comuns que autores independentes cometem é imprimir uma tiragem pequena (livros unitários) ou grande demais (mil exemplares sem ter público engajado nisso).
Se o seu intuito ao lançar um livro é ter zero trabalho, pode assinar um contrato de 20 mil reais com uma editora prestadora de serviços, somente pelo fetiche de ter um logotipo na capa.
Mas pense a respeito. Tanto divulgar, como publicar um livro e comercializá-lo de maneira eficiente, é necessário enviar press kits para diversas revistas, jornais, booktubers, blogs de literatura e demais formadores de opinião na sua área — o que pode consumir facilmente uns 100 exemplares da sua tiragem.
Alguns custos não contabilizados
Além disso, prepare-se para encarar custos individuais de postagem que giram em torno de 7 a 12 reais por exemplar (dependendo da sua opção de envio pelo correio).
O custo médio da impressão sob demanda é por volta de 10 reais por livro, se você optar por fazer por conta própria, imprimindo 300 exemplares, que é o que eu recomendo.
Ao fazer por uma editora prestadora de serviços, esse custo dobrará, no mínimo.
Imprimir individualmente é caro
Claro, você pode fazer tudo isso imprimindo um livro de cada vez, mas, no fim das contas, terá gasto o mesmo valor em dinheiro (ainda que em um período de tempo mais longo) apenas esperando que um desses contatos “dê liga”.
Ou seja, um procedimento bastante ingênuo, no mínimo.
O processo de publicação independente
Há algumas coisas bastante simples que você deve considerar para ajudá-lo na publicação de seu livro — caso você ainda não as tenha providenciado, é importante tê-las em mente.
Editoração
Por exemplo, você precisa criar um título inédito para a obra. Não incorra no erro de escolher um nome que já tenha sido utilizado. Faça uma busca na internet para certificar-se do ineditismo do seu título.
Você também deverá criar o layout da capa, a menos que prefira deixar essa tarefa para profissionais da área — nesse caso, eu posso te ajudar.
Como publicar um livro exige várias etapas de produção, você também vai precisar formatar o texto do livro para que se adeque às dimensões do layout final escolhido, de acordo com uma série de padrões estabelecidos pela indústria gráfica.
Há ainda alguns outros serviços na etapa da produção de um livro independente, como preparação e revisão de texto — ambos absolutamente necessários, caso você ainda não os tenha providenciado.
Documentação
Tão logo você tenha se decido pelo design e pelo formato e esteja satisfeito com a aparência que o livro terá quando for impresso, será preciso gerar o número do ISBN da sua obra e torná-lo disponível mundo afora.
Se você precisar de ajuda para divulgar, como publicar um livro e promovê-lo também — algo bastante recomendável se a ideia é vender muitos exemplares —, sugiro que assine nosso portal Marketing para Autores.
Conclusão sobre como publicar um livro
Lembre-se: publicar de forma independente é como assar um bolo. Deixe de fora um único ingrediente e você pode acabar tendo de comer uma massa dura e pesada!
Gostou desse texto? Eu quero ouvir a sua opinião. Comente abaixo:
Carlos Fortuna
17 de dezembro de 2016 @ 15:01
Muito bom! Espero que em 2017, possa utilizar essa ajuda que aprendi aqui.
Abraços!