Vender livros pela internet é viável?
Vender livros pela internet pode ser uma tarefa bastante desafiadora no primeiro momento. Ainda mais quando estes livros são da nossa própria autoria e não há nenhuma editora comercial por trás.
Nós, humanos, somos uma espécie bastante peculiar. Embora compartilhemos o mesmo espírito, temos personalidades muito distintas sob um ou diversos aspectos. Isso acarreta em um fenômeno curioso: cada um de nós tem uma história diferente e única para contar, somos um livro em nós mesmos, uma obra que desejamos fervorosamente que venha à vida, expressa por intermédio de palavras instigantes e gratificantes.
Hummm…. interessante… via GIPHY
Para que o processo se realize, muitos buscam algum tipo de orientação profissional, com o intuito de alcançar melhores resultados. Quais são as fontes mais confiáveis de que podemos lançar mão para produzir um manuscrito cujo conteúdo tenha “qualidade de livro”?
Apenas sentar e escrever não basta, uma vez que o trabalho árduo começa depois de o primeiro rascunho ter sido finalizado. Então, como publicar um livro e promovê-lo adequadamente?
A parte mais difícil das tarefas descritas acima é divulgar corretamente e como vender livros pela internet. Muitos autores consideram essas atividades muito desgastantes justamente porque sua atividade principal é escrever, e não atuar como “vendedores”.
É claro que alguns podem se sair bem nesse quesito, mas a realidade é que muitos autores tem bloqueios mentais em relação a essa etapa importante na carreira de um escritor na busca do sucesso.
Muitos autores não tem o sangue de vendedor correndo em suas veias. Eu entendo perfeitamente isso, pois também não nasci com esse dom. Mas a boa notícia é que essa é uma habilidade que se aprende.
O marketing não é uma atividade natural para escritores. Se você acabou de terminar seu livro e simplesmente der a notícia no seu blog ou nas redes sociais, isso não fará grande diferença. Por isso, resta a questão: o que fazer para vender livros pela internet, em suas diversas plataformas, e como atingir seu público-alvo sem dar tiros no escuro?
Vender livros pela internet é algo que está ao seu alcance, amigo escritor! Vejamos as dicas a seguir para detalhar melhor o processo:
Encontre seu leitor ideal
Esta deve ser a sua primeira providência após finalizar o manuscrito. Na verdade, é algo que pode ser feito antes mesmo de o livro estar terminado.
Encontre a comunidade-alvo e marque-a como seu mercado preferencial. A maior parte dos autores parte do pressuposto equivocado de que todas as pessoas do mundo adorariam comprar seus livros.
É bacana ter uma atitude tão positiva acerca do próprio trabalho, mas ignorar fatos e tendências só fará com que sua carreira naufrague. Afinal, escrever pode ser uma arte, mas publicar e divulgar é um negócio.
Portanto, você deve estar preparado para essa realidade da vida. Preste atenção ao público a que se dedica sua obra e concentre-se no assunto sobre o qual ela versa.
Caso se trate de um livro sobre dilemas profissionais para iniciantes em uma determinada carreira, seus leitores ideais poderão ser estudantes universitários; se o assunto abordado for gerenciamento empresarial, seus leitores ideais são empreendedores e homens de negócios.
Não tente abraçar o mundo. O ideal é delimitar e favorecer um mercado específico, assim os resultados serão melhores e aparecerão mais rapidamente. Esse é um fator de sucesso para vender livros pela internet.
Impacte seu leitor ideal
Tão logo tenha delimitado seu leitor ideal e se familiarizado com suas particularidades — do que ele gosta, o que ele lê, onde ele pode ser encontrado em grande número etc. —, você deve buscar atingi-lo.
Para isso, pode usar uma das inúmeras plataformas sociais disponíveis atualmente na internet, como LinkedIn, Facebook, Twitter, Wattpad e outros. Promova o seu livro e a si mesmo nessas plataformas.
Alguns autores chegam a enviar propagandas constantes utilizando essas redes, mas cuidado: exageros podem soar como spam e ser encarados como “invasão de território” pelos usuários. O segredo é gerar conteúdo informativo e relevante para seu público, não tentar vender seu livro a todo momento e a qualquer custo!
A ideia aqui é a de se tornar familiar junto ao seu leitor ideal por meio de mensagens frequentes nas redes sociais.
Interaja e envolva-se com o seu público
Muitas pessoas compram livros porque sentem que há uma correlação entre elas e a obra. Muitas vezes, essa correlação nem envolve o livro em si, mas sim o seu autor — e essa associação compele o indivíduo a adquirir uma cópia do produto.
Para desenvolver esse vínculo entre você e o seu leitor ideal, nada melhor do que ser ativo nas redes sociais, com posts regulares no Twitter e no Facebook, por exemplo. Responder às eventuais observações feitas por usuários dessas redes também fortalece o vínculo.
Converse com eles sobre o design da capa e quando ela será revelada, compartilhe trechos da obra, crie conteúdos que vão engajar seus leitores. Enfim, mantenha uma conversação fluente e frequente.
Criar uma marca própria e vender livros pela internet são atividades que exigem tempo e paciência. Mantenha os esforços e logo você verá o sucesso surgindo ao longo do tempo.
Plataformas que ajudam a divulgar livros pela internet
Wattpad
Wattpad é uma rede social gratuita de escritores com milhões de usuários espalhados pelo mundo. Sua maior característica é ser dominada por jovens leitores. Se seu público está nesta faixa etária, não deixe de cadastrar-se. Eu recomendo.
O funcionamento é muito simples: você pode publicar capítulos periodicamente na plataforma, conforme o texto vai sendo produzido. Tome cuidado com a revisão, pois textos mal escritos não são bem vistos por lá. Ao escrevermos textos e darmos acesso aos leitores em tempo real pode fazer com que não seja dada a devida atenção à qualidade literária.
Uma característica da plataforma é que os leitores são em geral bastante ativos. Eles comentam, dão opiniões, recomendam e interagem com os autores, o que torna tudo muito dinâmico e tira um pouco daquela sensação de solidão, típica dos escritores.
Há também uma equipe de curadores voluntários que são chamados de embaixadores. São eles que colocam em destaque os melhores textos e dão dicas de melhor uso da plataforma. Quando alguém entra em destaque, há uma explosão de visualizações.
O Wattpad serve não para vender livros, mas sim para começar a construir sua base de leitores, que futuramente poderão comprar seus livros. Experimente compartilhar sua obra lá!
Divulgar seu livro no Skoob
O Skoob é a maior rede social de leitores do Brasil. Um ponto importante é que o Skoob não cobra para incluir livros em seu acervo. Há muitas pessoas lendo livros e fazendo resenhas espontâneas lá.
Por ser um catálogo virtual de livros bastante completo, você terá seu livro ao lado de outros autores independentes e também best-sellers de grandes editoras. Como é um ambiente voltado para leitores, conseguir se posicionar lá pode trazer bons resultados.
Para vender livros pela internet, eu sugiro que você trate de cadastrar a obra e encorajar que leitores e amigos escrevam resenhas. Você também pode trocar livros e interagir com leitores que apreciam o mesmo gênero literário.
Conclusão
Nesse artigo vimos que é importante delimitarmos nosso público para que possamos ter melhores resultados. Vimos também que é importante criarmos interação com nossos leitores, pois isso aumenta as chances de sermos lidos.
E por fim, sugiro duas importantes redes sociais para autores e leitores. Juntas, elas ajudam muito a espalhar seu livro nas redes sociais.
Gostou desse artigo? Quero ouvir a sua opinião. Deixe sua mensagem abaixo:
Lucimar Justino
28 de março de 2018 @ 16:07
Adorei o artigo. Suas dicas são excelentes. Algumas já faço, outras não. Vou aplicá-las. Muito obrigado por compartilhar conosco. Gratidão! Grande abraço!
NEUDIRAN GONÇALVES NUNES
6 de setembro de 2018 @ 16:12
GOSTEI MUITO DESTE ARTIGO, POIS ME AJUDOU BASTANTE A TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS.
Márcia
24 de abril de 2019 @ 15:52
Gostei muito do seu artigo. Principalmente da dica das duas importantes redes sociais para autores e leitores.
Obrigada!! Parabéns pela escrita clara e objetiva!!
Melissa
20 de novembro de 2019 @ 00:21
Valeu mesmo
Silvia Janaudis
22 de agosto de 2020 @ 16:34
Muito bom o artigo e o site. Acabei de conhecer e me tornarei seguidora.
Obrigada
Davi de Oliveira Filho
31 de dezembro de 2020 @ 18:37
Estou com um livro a venda na AMAZON, físico e e-book, descobri que somente deixá-lo lá, não é o suficiente para que alcance leitores. A sua dica para o uso das plataformas apresentadas, parece mais apropriada e poderá trazer bons resultados. Muito obrigado pelas informações. Abraço.