Marketing para escritores precisa ter a mesma importância de escrever um livro. Quando um autor lança sua obra, o grande sonho é colocá-lo nas livrarias. Mas logo esse sonho se torna uma frustração, pois há barreiras quase que intransponíveis. Nesse artigo, quero falar sobre como é a relação entre livrarias e editoras e dar algumas dicas sobre como fazer um marketing para autores de forma mais eficiente e com maiores chances maiores de trazer resultados.
A dinâmica da guerra por espaço nas livrarias
Atualmente, para conseguir estar em uma livraria, é preciso ser uma editora de maior porte, com valores exorbitantes disponíveis para investir em marketing. Editoras pequenas estão cada vez mais sufocadas por essa competitividade e fica mais difícil vermos seus livros nas lojas físicas de uma Livraria Cultura, Saraiva ou outra rede de porte semelhante.
Se uma editora não conseguir uma boa média de vendas logo nos primeiros 15 dias do lançamento e seu livro não for exposto nas vitrines ou nas pilhas em locais estratégicos de qualquer livraria das grandes redes, ele cairá no ostracismo e será enviado diretamente para o fundo da loja, lado a lado com centenas de outros livros, restando somente a pobre lombada para atrair o leitor.
A lógica é simples: as livrarias tem espaço físico limitado e uma demanda gigantesca de novos títulos sendo lançados todo mês. Nesse cenário, elas optam pela lógica da lei de mercado: livros que vendem mais, tem espaço garantido. Livros que não vendem são devolvidos para a editora. Livros que a livraria não acredita no potencial, sequer são aceitos.
É triste, eu sei. Mas a vida no mercado editorial é dura.
Esse tal de mercado editorial
Entrei no mercado editoral em meados de 1997 e posso dizer que as editoras estão em um beco sem saída.
O mercado editoral é viciado neste processo há muitos anos. Se nem editoras pequenas conseguem competir com as grandes, por que você, como autor independente, iria querer gastar energia sonhando em participar deste combate?
E no seu caso, sua chance será próxima de zero, pelo simples motivo de que grandes livrarias não fazem negócio com pessoa física.
Algumas editoras prestadoras de serviço prometem colocar seu livro nas grandes redes, como Livraria Cultura e Saraiva. O que acontece na realidade é que essas editoras não tem poder de fogo para colocar livros nestas redes de livrarias. Eles conseguem apenas colocar os dados do seu livro cadastrado no sistema de cada uma delas.
Ou seja, seu livro não está nas lojas. Se algum cliente entrar em uma delas e pedir especificamente o seu livro, será feito um pedido de envio para essa editora, que mandará o livro para a distribuidora, que o entregará para esse leitor.
Agora me diga: quantas vezes entra um leitor em uma livraria com o nome do seu livro em mãos para fazer um pedido como esse? Zero talvez? Você gastaria energia, fundamentado neste cenário? Para mim, não faz o menor sentido.
Venda seu livro sem depender das livrarias!
Sim, você consegue vender um livro de forma direta para o leitor. Você cria uma ponte entre sua obra e as pessoas interessadas nos seus textos. Criar a própria plataforma de divulgação e venda é o melhor caminho.
Hoje em dia, com a rede mundial de computadores, você consegue, por meio de uma boa estratégia de marketing para escritores, produzir um ambiente envolvente para vender seu livro de forma direta e sem intermediários.
Vamos falar um pouco sobre as atitudes fundamentais para um bom marketing para escritores:
A essência de um bom marketing para escritores
Posicionamento
Sobre o que você escreve? Você é reconhecido no seu nicho? Suponhamos que tenha escrito um romance. As pessoas sabem das suas habilidades como romancista? Se não, você não criou um posicionamento sobre este assunto, então, está no que eu chamo de “buraco negro da percepção alheia”.
No buraco negro, absolutamente ninguém dá a mínima para seu conhecimento, porque desconhece suas habilidades e também não teve contato com sua capacidade de escrever romances.
É preciso produzir conteúdo para as pessoas. Ao produzir conteúdo em quantidade e regularidade, com o tempo virá o reconhecimento. Com o reconhecimento, novos leitores surgem.
Produzir conteúdo em quantidade é mostrar para as pessoas o que você sabe sobre esse assunto, que escreve bem e com regularidade. Esqueça essa bobagem de ter seus textos roubados e plagiados. Esconder conhecimento é se enfiar no buraco negro e permanecer lá sozinho, com a falsa sensação de segurança. E também com zero leitores.
Esse é o oposto do conceito de um bom marketing para escritores.
Relacionamento
As pessoas não compram de quem nunca ouviram falar. As pessoas compram ideias, compram conceitos. Compram de quem confiam.
Quando você pretende adquirir um celular, mas não é ligado em tecnologia, o que costuma fazer? Chega na loja e pede para um vendedor indicar a melhor opção? Seja qual for a dica dada por ele, você vai estar 100% certo que este vendedor zelou pelo seu interesse? Ou será que ele zelou pelo interesse da loja em que trabalha?
Se um grande amigo seu indicar uma marca de celular, qual seria o seu nível de confiança na informação dada? No quesito crédito, ao comparar as duas opiniões, você confiaria mais na dica do seu amigo ou no vendedor da loja?
Se o vendedor fosse seu colega, sua confiança na informação subiria exponencialmente. Afinal, já haveria um relacionamento, e com ele, a confiança.
Um leitor assíduo de J. K. Rowling compra antes de qualquer coisa, a “J. K. Rowling”, mesmo que não saiba nada sobre a sinopse de um novo livro que está sendo lançado. A autora já construiu uma reputação. Ela já tem um relacionamento com seu público. O nome da autora já vende o próximo livro, por si só.
Tráfego e conversão
Trabalhar conteúdo, relacionamento e posicionamento nas redes sociais sem que você trabalhe na geração de tráfego para seu website é um processo que demanda tempo.
E também singularmente, você não consegue estabelecer um relacionamento e também engajamento se não os trouxer para um ambiente envolvente na qual tenha total controle sobre o que publica e também compartilha com seus admiradores.
Este relacionamento pode ser feito por meio da geração de uma lista de emails, que é um excelente caminho para gerar relacionamento e confiança.
Há algum tempo, fiz uma aula online sobre isso. Nessa aula, falo de forma muito detalhada sobre tráfego, conversão, listas e o conceito por trás de um bom marketing para escritores:
E você? O que tem feito para conectar-se com seus leitores?
Eu quero muito saber. Deixe abaixo a sua mensagem!
Rogério Carvalho
16 de dezembro de 2016 @ 00:38
Olá, Sidney, boa noite. Faço parte do seu grupo no FB e ja nos falamos algumas vezes por lá. Estou interessado neste seu serviço, porém adianto que minhq maior dificuldade é em lidar com essa parafernalia tecnologica. Esse é o meu muro, o qualsepara dos “amigos e parentes” dos eventuais leitores. Pergunto: seu serviço me ajudaria nesse aspecto? Abraços.
Sidney Guerra
16 de dezembro de 2016 @ 09:05
Grande Rogério!
Cara, as aulas são muito didáticas, bem passo a passo. Qualquer dificuldade, pode falar comigo que eu te ajudo!
Thays
6 de setembro de 2018 @ 12:00
Oi, na verdade eu sempre gostei de escrever e hoje me vejo com muitas ideias. Gostaria de saber se vale a pena lançar mais de um livro em andamento, e como faço para começar a angariar pessoas sem começar com relacionamentos pessoais, sem contar com amigos e família e sim o público do qual quero alcançar.